Determinantes Sociais da Saúde
Neste post iremos falar um pouquinho mais sobre o modelo de Determinantes Sociais da Saúde, criado por Dahlgren e Whitehead, que mencionamos numa publicação anterior(Risco Genético) e se encontra logo abaixo.
Quando falamos de Determinantes Sociais da Saúde, estamos falando de uma rede complexa feita do entrelaçamento de todos os âmbitos de ação humana. Em todos eles, em cada um e em cada relação estabelecida entre eles, moram fatores de risco à saúde. Fatores, sociais, culturais, econômicos, políticos, étinicos/raciais, psicológicos, comportamentais... Tudo isso pode influenciar as situações de saúde dos indivíduos e populações. Porém, pela sua complexidade, não é nada fácil visualizar ou quantificar a intensidade de influência de cada um num dado contexto, pois as causas dos agravos à saúde geradas por tais fatores, não são tão óbvias assim.
A visão hegemônica/conservadora de promoção da saúde, tende a se enfocar na mudança de hábitos, dos estilos de vida das pessoas(Relação entre Risco e Estilo de Vida), e o perigo disso é culpabilizar o indivíduo ou população por sua condição de saúde, como se fossem os únicos responsáveis por construir tais condições. O marco desse modelo dos Determinantes Sociais da Saúde, nos permite ir além dessa visão e estabelecer conexões entre os agravos em saúde e as condições de vida das pessoas.
Podemos e devemos nos fazer algumas perguntas antes de julgar os responsáveis pelas situações de saúde das pessoas. Por exemplo, na situação pandêmica na qual nos encontramos, em que devemos nos manter de quarentena, lavar as mãos, manter o distanciamento, usar máscaras....
Devemos perguntar:
- Há saneamento básico, acesso a água pra lavar as mãos?
- Há teto para abrigar na quarentena?
- Há acesso às máscaras e produtos de higiene para se proteger?
- Há acesso a uma alimentação digna?
Portanto, é necessária nossa profunda reflexão sobre as condições de vida envolvidas em cada situação de saúde em questão, para que não responsabilizemos os afetados somente, e para que a gente se articule para cobrar, das autoridades que representam o Estado, o que é nosso direito.
Autoras: Yasmin e Ana Augusta
Referências
BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: revista de saúde coletiva, v. 17, p. 77-93, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário