Tipos de mascaras, sua eficácia e quando usá-las
As máscaras fazem parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cujo objetivo é a filtragem de micro partículas suspensas no ar. Em março de 2020, Sr Tedros Adhanom Ghebreyesus , presidente da Organização Mundial da Saúde, anunciou a COVID-19, causada pelo vírus SARS-COV2, como uma enfermidade de origem emergente altamente transmissível. Nesse contexto foi recomendado o uso de máscaras como forma de prevenção e controle contra a propagação desta doença que afeta principalmente o sistema respiratório. Desde esse momento as máscaras de proteção respiratória tornaram-se objeto de uso cotidiano pela população mundial. Existem uma variedade de máscaras no mercado e neste texto descreveremos alguns tipos de máscaras mais comuns e os momentos adequados para seu uso.
Máscaras Cirúrgicas
Ordinariamente utilizadas no ambiente odonto-médico-hospitalar, as máscaras cirúrgicas são fabricadas industrialmente, são descartáveis e possuem uma camada interna, uma externa e um material filtrante, o que lhe permite dificultar uma eventual propagação das partículas. O sistema de filtração fuciona no sentido do interior para o exterior e possui uma capacidade de filtrar goticulas de 3 micrômetros. Elas são recomendadas, portanto, principalmente para proteger as pessoas próximas a quem está usando máscara.
Existem três tipos de máscaras cirúrgicas. O tipo I, o tipo II e o Tipo IIR (resistente). Na tabela a seguir, você encontra as características de cada um desses tipos.
Teste | Tipo I | Tipo II | Tipo IIR |
Eficiência de Filtragem de bactérias (BFE), % | ⩾ 95 | ⩾ 98 | ⩾ 98 |
Pressão diferencial (Pa/cm3) | < 40 | < 40 | < 60 |
Resistência a gotículas (kPa) | Não apresenta | Não apresenta | ⩾ 16,0 |
Limpeza Microbiana (cuf/g) | ≤ 30 | ≤ 30 | ≤ 30 |
Tabela 1: Características das máscaras cirúrgicas a partir de testes numa secção cruzada das máscaras.
Respiradores
Os respiradores são EPIs e possuem um filtro eficaz, favorecendo uma boa filtração de fora para dentro. Existem vários tipos de respiradores, porém destacamos dois respiradores descartáveis conhecidos sobre o acrônimo de PFF (peça facial filtrante) ou FFP (Filtering Face Piece) em inglês. São chamados assim, porque a própria máscara garante a filtração sem a necessidade de instalar uma válvula de filtro
PFF1
Esta primeira categoria possui eficiência baixa, estimada a uma taxa mínima de 80%, sendo a fuga para o interior deste respirador é de 22%. Este respirador pode ser uma opção para substituir as máscaras cirúrgicas, contudo fora de um espaço de isolamento COVID.
PFF2 ou N95
De acordo com a norma européia EN 149, a PFF2, depois de testes de filtração realizados em toda sua superfície, foi determinado que ele possui uma capacidade de filtragem de pelo menos 94% de partículas sólidas de sal e gotículas de óleo, e os N95 de acordo com NIOSH 42, possuem uma capacidade de filtragem de pelo menos 95% de partículas de sal. Esta categoria, de fato é indicado para um espaço de isolamento de pessoas afetadas pelo COVID.
Máscaras de Tecido
Não é de uso profissional, não é considerada EPI, nem produto sanitário. São fabricadas a partir de uma diversidade de tecidos. A OMS recomenda que as máscaras de tecido possuem camadas essenciais de tecido, uma camada interna de material hidrofílico, duas camadas externas com materiais hidrofóbicos permitindo melhor filtração. As máscaras de tecido favorecem na respiração, porém, em comparação com as cirúrgicas, elas apresentam uma capacidade de filtragem menor e não são resistentes aos fluidos. A OMS recomenda o uso da população em geral, no entanto profissionais da linha de frente no enfrentamento ao covid-19 e pessoas que apresentam sintomas ou tenham o teste positivo para Covid-19 não devem fazer uso das máscaras de tecido.
No entanto estudos realizados apontam que as máscaras são instrumentos eficazes para a redução de transmissão de vírus respiratórios, como também é recomendado que as máscaras cirúrgicas sejam utilizadas por profissionais da saúde, pessoas que apresentem sintomas leves do Covid-19, pessoas que estejam aguardando o resultado realizado do teste, Idosos acima dos 60 anos, pessoas de qualquer idade com problemas de saúde. As máscaras de tecido podem ser usadas pelo público em geral.
As máscaras cumprem um papel importante no controle da disseminação desse microrganismo novo no mundo, assim torna-se um excelente e acessível método para o controle deste vírus, faça uso de máscara ao sair de casa e evite aglomerações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VANESSA Pita. ALDA Pinto. JOÃO P. José. CAROLINA Gomes. Eficácia dos diferentes tipos de máscaras na proteção dos Técnicos de Radiologia em tempos de pandemia. ROENTGEN-, Vol. 1, Nº 1, Junho- Dezembro-2020. Disponível em:
https://roentgen.pt/index.php/Principal/article/view/15/15. Acesso em: 25 de março de 2021.
Amanda Gonçalves Franco, Aline Batista Gonçalves Franco, Geraldo Alberto Pinheiro de Carvalho, Elimário, Venturin Ramos, Sérgio Candido Dias. Surgical masks in times of coronavirus. Interamerican Journal of Medicine and Health, Vol. 3, 30 de março de 2020. COVID-19 EM DEBATE. Disponivel em:
https://iajmh.com/iajmh/article/view/73/129
ESCRITO POR: BLANCA EUNISIA ZARATE RODRIGUEZ
JERRY CANTAVE
Nenhum comentário:
Postar um comentário