DISTANCIAMENTO FÍSICO NOS AJUDA A QUEBRAR A CADEIA DE TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS
O que é distanciamento social?
O distanciamento social, também chamado de "distanciamento físico", é manter uma distância segura entre você e outras pessoas fora de sua casa.
Para praticar o distanciamento físico ou social, fique pelo menos 2m (o comprimento aproximado de 2 braços estendidos) de outras pessoas que não sejam membros de sua casa, tanto em ambientes internos quanto externos.
O distanciamento social envolve medidas que têm como objetivo reduzir as interações em uma comunidade, que pode incluir pessoas infectadas, ainda não identificadas e, portanto, não isoladas. Porém, é uma das várias medidas de prevenção cotidianas que devem ser tomadas em conjunto para reduzir a propagação da Covid-19.
Isolamento
O isolamento é a separação das pessoas infectadas daquelas não infectadas com o objetivo de reduzir o risco de transmissão da doença. Para ser efetivo, o isolamento dos doentes requer que a detecção dos casos seja precoce e que a transmissibilidade viral daqueles assintomáticos seja muito baixa.
Para casos confirmados de Covid-19, o isolamento domiciliar ou hospitalar é feito pelo prazo usual de 14 dias.
No caso da Covid-19, onde existe um maior período de incubação, é comparado com outros tipos de viroses devido sua alta transmissibilidade desta doença por casos assintomáticos é limitada a efetividade do isolamento de casos como principal medida de prevenção. Ou seja, uma pessoa com o vírus pode demorar mais a desenvolver sintomas, já que é comum que o vírus seja transmitido sem perceber que está doente.
Por que praticar o distanciamento social?
A Covid-19 se espalha mais facilmente quando as pessoas estão em contato próximo umas com as outras, e também quando essa proximidade dura um período de tempo maior. A disseminação ocorre quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, e as gotículas de sua boca ou nariz são expelidas para o ar e acabam na boca ou no nariz das pessoas próximas.
É importante manter uma distância de pelo menos 2m de outras pessoas sempre que possível, mesmo se você ou essas pessoas não apresentarem sintomas.
Medidas adotadas para reduzir a transmissão
As doenças transmitidas por gotículas respiratórias exigem proximidade física para que ocorra o contágio, porém o distanciamento social permite reduzir a transmissão.
Algumas das medidas que têm sido adotadas com essa finalidade incluem:
O fechamento de escolas e locais de trabalho
Suspensão de alguns tipos de comércio
Proibição de eventos com aglomeração
Teletrabalho
Impacto isolamento e distanciamento social
Segundo diferentes estudos, o confinamento imposto pela Covid-19, vem colocando à prova a capacidade da humanidade no enfrentamento dos diferentes desafios em todo o mundo, os indivíduos e sociedade tiveram experiências limitadas na vida mental. O aumento da ansiedade, a suspensão das atividades de trabalho é esperado aumento do uso abusivo de substâncias que se associa ao aumento da violência doméstica. Com o fechamento das escolas, existe ainda a real possibilidade de uma epidemia de abuso infantil. Nesse contexto de violência, crise econômica e grandes incertezas deve-se atentar também para o aumento do risco de suicídios.
As publicações advertem à população que, em situações de distanciamento e isolamento, algumas formas de mal-estar são comuns, como a sensação de impotência, tédio, solidão, irritabilidade, tristeza e medos diversos (de adoecer, morrer, perder os meios de subsistência, transmitir o vírus), podendo levar a alterações de apetite e sono, a conflitos familiares e a excessos no consumo de álcool ou drogas ilícitas. Os idosos, em especial aqueles com declínio cognitivo ou demências, são identificados como particularmente vulneráveis a alterações emocionais e comportamentais (CEPEDES 2020a; IASC, 2000).
PARA TER EM MENTE!
Mantenha sua distância física, mas permaneça conectado socialmente!
Você pode começar a ouvir o termo "distanciamento físico". Isso ajuda a destacar a importância de manter distância física. No entanto, em momentos de estresse, é ainda mais importante permanecer social e emocionalmente conectado com amigos e familiares. Por enquanto, devemos nos apoiar uns aos outros, mas também devemos manter distância física tanto quanto possível.
A falsa sensação de segurança que está ocorrendo está levando as pessoas a realizarem reuniões em casa
Após da chegada da dose da vacina, as pessoas ficam relaxadas pensando que o covid-19 está morrendo, deixando de lado o bom uso de máscaras, a lavagem das mãos e a realização de eventos sociais em casa, sem nenhum tipo de precaução esquecendo que "o distanciamento pode quebrar a cadeia de contágio”.
FONTES
Nota Técnica - 2020 - Abril - Número 33 - Diest - Os Efeitos Sobre Grupos Sociais e Territórios Vulnerabilizados das Medidas de Enfrentamento à Crise Sanitária da Covid-19: Propostas para Aperfeiçoamento da Ação Pública .
Aquino, Estela ML, et al. “Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil”. Ciência & amp; Saúde Coletiva , vol. 25, junho de 2020, p. 2423–46. SciELO , doi: 10.1590 / 1413-81232020256.1.10502020.
Gomes, Karol. “Violência Contra a Mulher Sobe 50% Com Confinamento Por Coronavírus”. Hypeness , 25 de março de 2020, https://www.hypeness.com.br/2020/03/violencia-contra-a-mulher-sobe-50-com-confinamento-por-coronavirus/
Lima, Rossano Cabral, e Rossano Cabral Lima. “Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental”. Physis: Revista de Saúde Coletiva , vol. 30, no 2, 2020. SciELO , doi: 10.1590 / s0103-73312020300214.
Nenhum comentário:
Postar um comentário