USO DE MÁSCARA EM CRIANÇAS
Fonte: https://www.freepik.com/ |
No contexto atual de Coronavírus, várias medidas podem ser tomadas para evitar a propagação do vírus. Entre essas últimas, encontramos uma das mais importantes, o isolamento social. No entanto, nem é possível ficar sempre em casa, pois é necessário realizar algumas atividades que requerem a saída do domicílio. Neste sentido, o uso de máscara é uma medida essencial para diminuir a probabilidade de contágio. Em este post veremos algumas orientações sobre o uso da máscara de proteção que os pais podem adotar quando é questão de uso em um público infantil, para faixas etárias e com características determinadas, pois é da responsabilidade dois pais garantir o bem-estar das criancas quando elas não são dotados desta capacidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Academia Americana de Pediatria (AAP) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as crianças menores de 2 anos não devem fazer uso de máscaras, em razão de que as vias aéreas são de menor calibre, o que pode provocar asfixia e sufocamento, además a máscara fica úmida com saliva, coriza e/ou refluxos mais facilmente. Se por alguma razão, uma criança desta faixa etária deve sair fora de sua casa, podem adoptar medidas apropriadas tal como transporte no carrinho coberto por um pedaço de pano ou outro material limpo, uso de protetor facial.
A partir de 3 anos, se for necessário, as crianças podem utilizar máscara, sob a supervisão de um adulto para sair de casa ou se está perto de alguém enfermo. Para ensinar as crianças a usar a máscara, é recomendado utilizar técnicas lúdicas, utilizando objetos tais como brinquedos, bonecos ou ainda ilustração de crianças utilizando suas máscaras para poder incentivá-los.
Para crianças de 6 a 11 anos, a OMS e a UNICEF consideram alguns fatores que podem levar-as a fazer o uso de uma máscara. Tal é o caso se a criança está exposta a uma transmissão generalizada no seu entorno, sua habilidade para utilizar a máscara adequadamente. É notado que a presença de um adulto é indispensável.
A partir de 12 anos, a OMS determina que a criança (adolescente) pode utilizar a máscara adoptando os mesmos princípios estabelecidos para os adultos.
Aquelas crianças que apresentam algumas deficiências cognitivas ou respiratórias ou também que têm problema para suportar as máscaras, em nenhum caso não devem ser exigidas a fazer o uso deste objeto. Se for necessário eles podem fazer o uso de protector facial. Em caso de deficiencia auditiva, para evitar as limitações da aprendizagem, alem dos protectores faciais, pode ser usado máscaras transparentes visto que os sinais da fala tais como, leitura labial e/ou expressões faciais de quem está falando são muito importantes para a aprendizagem em este caso.
https://www.usudtastic.com/ https://nuevoperiodico.com/coronavirus-mascaras-transparentes-para-ayudar-a-las-personas-sordas-y-con-problemas-de-audicion/
Durante este período de pandemia. O ideal para as crianças seria ficar em casa e evitar lugares públicos onde transitam muitas pessoas, tais como mercados, hospitais, farmácias ou outros. Se for necessário e que tenham uma idade superior ou igual a 3 anos, é essencial usar máscaras podendo ser, de pano adaptadas ao rosto da criança ou máscaras médicas depois de avaliaçoes medicas, e adoptando sempre as medidas higiênicas necessárias como a lavagem das mãos, a troca das máscaras depois de um certo tempo de uso e se possível, independentemente de suas idades, acompanhados de adultos responsáveis sempre que estão de máscara.
Juntos, protegemos as crianças!
REFERÊNCIAS
PORTAL FIOCRUZ. Covid-19: Especialista do IFF/Fiocruz orienta sobre o uso das máscaras em crianças. Disponível em:
https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-especialista-do-iff/fiocruz-orienta-sobre-o-uso-de-mascaras-em-criancas Acesso em: 24 de Abril 2021
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Orientação sobre o uso de máscaras por crianças na comunidade no contexto da covid-19. Disponível em:
https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52704/OPASWBRACOVID-1920111_por.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 24 de Abril 2021
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Preguntas y respuestas sobre los niños y las mascarillas en el contexto de la COVID-19. Disponível em:
https://www.who.int/es/news-room/q-a-detail/q-a-children-and-masks-related-to-covid-19 . Acesso em: 24 de Abril 2021
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. O uso de máscaras faciais em tempo de COVID-19 por crianças e adolescentes: Uma proposta inicial. Disponível em:
https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22543c-NA_-_O_uso_mascaras_faciais_em_COVID19_por_crc_e_adl.pdf. Acesso em: 24 de Abril 2021
Vilma Costa de Macêdo, Ana Paula Esmeraldo Lima, Gabriela Cunha Schechtman Sette, Maria Ilk Nunes de Albuquerque, Maria Auxiliadora Soares Padilha, Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula. Uso de máscara facial, orientações para pais e cuidadores de crianças. Disponível em:
https://www.ufpe.br/documents/39790/2759063/USO+DE+M%C3%81SCARA+FACIAL/8e52cf83-93c8-43bc-8b5c-e7dbd90b8510 Acesso em: 24 de Abril 2021
ESCRITO POR: BLANCA EUNISIA ZARATE RODRIGUEZ
JERRY CANTAVE
Nenhum comentário:
Postar um comentário